Boletim de Notícias

Quer saber o que está no horizonte? Se inscreva para receber notícias sobre o projeto BlackHoles@Home

Introdução Básica

Slides da apresentação à imprensa sobre o projeto BlackHoles@Home no APS 2019

Introdução Técnica

Quando uma onda gravitacional [versão em Português] é observada, responder a pergunta "O que exatamente produziu isto?" é crucial para o avanço da ciência. Inferir propriedades físicas de até mesmo as fontes mais simples de ondas gravitacionais - binários de buracos negros - requer catálogos de ondas gravitacionais, que são construídos a partir de simulações que utilizam a relatividade numérica. Estes catálogos precisam varrer todas as sete dimensões de parâmetros intrínsecos da simulação (ou seja, a razão entre as massas dos buracos negros mais as três componentes do vetor de rotação [versão em Português] de cada buraco negro). Dado que praticamente todas as simulações de relatividade numérica que envolvem binários de buraco negros até hoje são rodadas em supercomputadores, todos os catálogos deste tipo combinados cobrem este espaço de parâmetros em menos de 3.2 pontos por dimensão.

Estes catálogos ínfimos foram suficientes para ondas gravitacionais "barulhentas" detectadas até a presente data, pois o barulho esconde os efeitos relativamente pequenos de quando os vetores de rotação dos buracos negros não estão alinhados, mas não serão suficientes para avançarmos.

Colidindo buracos negros!
Faça eles coliderem você mesmo & aprenda como isto é feito no Tutorial Interativo do NRPy+

O projeto BlackHoles@Home visa reduzir o custo de memória de simulações de relatividade numérica envolvendo binários de buracos negros e estrelas de nêutron por um fator de ~100, através da utilização de grades numéricas que explorem as quase-simetrias destes sistemas. Com esta redução dos custos, simulações de binários de buracos negros podem ser feitas inteiramente em computadores (ou laptops) domésticos.

O projeto BlackHoles@Home está previsto para rodar na infraestrutura BOINC (junto ao projeto Einstein@Home), permitindo que qualquer um que possua um computador possa contribuir para a construção do maior catálogo de ondas gravitacionais, baseado na relatividade numérica, já produzido!

Quer saber o que está no horizonte? Se inscreva para receber notícias sobre o projeto BlackHoles@Home.

Pessoal

Zachariah B. Etienne é professor associado de física e astronomia na Universidade de West Virginia.

Voltar ao início